Arbo Tannat
Arbo Tannat |
Este rótulo é um presente/recomendação de Monique Nascimento, e se trata de um simples e belo Tannat. De um tempo pra cá ando provando alguns Tannat produzidos no Brasil, principalmente os da Campanha gaúcha (região mais próxima ao Uruguai), com isso consegui através desses bons e premiados rótulos identificar um vinho que estou agora apelidando de "Tannat brasileiro". Este não se compara ao corpo e estrutura dos bons Tannat uruguaios, mas a simplicidade e leveza, atrelado à complexidade de aromas e sabores, tornam o "Tannat brasileiro" um vinho mais aprazível e fácil de beber, tendo em vista a onda de "vinhos frutados" como a nova tendência mundial e uma consequente fuga do excesso de madeira nos vinhos, o "Tannat" brasileiro" pode ser uma boa modalidade para essa uva como vinho, e assim ganhar mercado. Seguindo este padrão, o vinho aqui referido segue o mesmo, e o melhor, muito fácil de encontrar em qualquer supermercado, e com preço muito acessível, R$17-19, uma pechincha tendo em vista a qualidade.
Descrição:
_Cor: rubi intenso
_Uva: Tannat
_Olfativo: frutas negras maduras, principalmente ameixa, tostado, e nota tênue de chocolate.
_Gustativo: equilibrado, acidez e teor alcoólico baixos, o que concede uma leveza apreciável a este tinto, taninos maduros e agradáveis, a fruta corresponde na boca, corpo leve com final persistente e longo com notas mentoladas e herbáceas.
Nota: como dito anteriormente, é um "Tannat brasileiro", e uma ótima oportunidade para degustar e comparar este novo padrão brasileiro para o Tannat
Em suma, mais uma vez inovamos e mostramos que podemos ter qualidade a partir de vinhos simples, mas de grande qualidade, isso me inspira a esperar que possamos cada vez mais impor a nossa personalidade de vinhos no mercado mundial.
UM "VINHO QUE ENCONTRAMOS NO QUINTAL DE CASA!"
Diego Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário