sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Dal Pizzol Touriga Nacional 2012

Touriga Nacional 2012
Nada melhor que fazer uma homenagem aos 200 anos da chegada da coroa portuguesa no Brasil, com uma casta de origem portuguesa. Foi nessa ideia que a Dal Pizzol produziu o Touriga Nacional 2012.
Produzido na região da Campanha Gaúcha, RS, que possui um solo semelhante ao encontrado em Portugal. Com isso, nesse rótulo a Dall Pizzol conseguiu atingir grande excelência, elegância e estrutura. Sendo de tal vinícola, não é fácil acesso, mas estre foi degustado na DZ Empório, na qual sempre encontramos este rótulo, num preço muito acessível de R$60-65.

Descrição:
Cor: rubi com reflexos violáceos.
Uva: Touriga Nacional.
Olfativo: frutas vermelhas como ameixa e mirtilo, flores silvestres e violeta.
Gustativo: equilibrado com acidez leve e muito agradável; taninos aveludados, macios e redondos, extremamente agradáveis; corpo médio para longo, com final longo e persistente e retrogosto frutado.

Nota: é de se apreciar a adaptação da Touriga Nacional no Brasil, tal a diferença de clima e ambiente, ótimo trabalho da Dal Pizzol!

Em suma, é de rótulo em rótulo que conquistamos a excelência, pelos vinhos e castas aqui postados podemos perceber que o Brasil tem um potencial esplêndido para vinhos, e a melhor parte é que damos identidade noca e única a cada casta aqui produzida, com isso, não me canso de falar e fazer propaganda de que, quanto mais consumirmos e descobrirmos, melhores seremos!

UM "VINHO ENCONTRADO NO QUINTAL DE CASA!"

Diego Barbosa

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

.Nero Premier Cabernet Sauvignon 2009

Nero Premier 2009
Nada melhor que enfrentar esse "frio" com um belo exemplar tinto  de nosso país, um premier Cabernet Sauvignon da Domno. A uva rainha entre as uvas sempre se mostra de formas diferentes pelo mundo, e obviamente não seria diferente no Brasil, essa nos brinda com um belo exemplar muito bem equilibrado, suave e prazeroso, simplesmente um primor de nível internacional. De fácil acesso em todos supermercados, e com preço em ótimo custo benefício, R$ 37-41.

Descrição:
Cor: rubi.
Uva: Cabernet Sauvignon.
Olfativo: frutas vermelhas como morango, e notas de chocolate branco e herbáceo.
Gustativo: equilibrado, teor alcoólico alto com ótima acidez marcante; corpo médio; taninos aveludados e muito bem estruturados; final longo e marcante com nota de fruta.

Nota: pela idade desse vinho já podemos tirar a sua qualidade, um vinho de 2009 muito bem envelhecido e tratado, todo tanino foi arredondado o que lhe propõe ótimo comportamento na boca, suponho mais uns 5 anos de guarda para esse vinho, ótima escolha!

Em suma, quando podíamos pensar numa nota de chocolate branco para um Cabernet Sauvignon? ótima surpresa e fico muito feliz por vir de nosso terroir brasileiro, aproveitem!

UM "VINHO QUE ENCONTRAMOS NO QUINTAL DE CASA!"

Diego Barbosa