quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Aurora Reserva Merlot 2012

Aurora Reserva Merlot
Pela primeira vez neste blog eu começo uma postagem me desculpando que não terei muito o que dizer sobre como achei este rótulo! Isso se deve unicamente ao fato de que este vinho dispensa qualquer apresentação e comentários e esta fadado somente a elogios!
Vocês me perguntam porque? Vos apresento então o vinho eleito o 65º melhor vinho do mundo, escolhido pela Associação Mundial de Jornalista e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ) que escolhe todo ano os 100 melhores vinhos do mundo e que se trata da lista mais esperada entre os profissionais e amates do vinho, portanto, fica óbvia a qualidade e prestígio deste vinho, e que pasmem, podemos encontrar em qualquer supermercado na faixa de R$ 30-35, uma migalha para tamanho prestígio.

Descrição:
_Cor: rubi intenso com reflexos violáceos.
_Uva: Merlot.
_Olfativo: frutas vermelhas e negras como amora, cerejas e notas de ameixa, nota muito tênue de tostado.
Gustativo: muito equilibrado, acidez leve, gostosa e agradável, taninos muito aveludados e macios, corpo médio com final longo e persistente, final com notas de mel, sabor viciante.

Nota: Um festa na boca! Cada gole é sentido como enchesse toda a boca de vinho, vinho fantástico, bem cuidado, bem feito e estruturado, não há tanta evolução depois de aberto, pois não possui muita complexidade, mas a simplicidade é de conquistar!

Em suma, o que vos digo hoje é: aprecie uma das 100 maravilhas de vinho no mundo, ela é brasileira e está no nosso quintal.

UM "VINHO QUE ENCONTRAMOS NO QUINTAL DE CASA!"

Diego Barbosa

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Masotti Cabernet Sauvignon 2008

Masotti Cabernet Sauvignon
Mudando um pouco o estilo, mas ainda garimpando pela qualidade dos vinhos brasileiros, incumbi uma amiga enófila, Carol Loss, a uma missão em meu nome, aproveitando que esta estava em visita à Gramado, sugeri que procura-se por vinhos de pouca evasão, ou seja, produção artesanal, e oriundos de Gramado, RS. Como resultado desta "missão", chegamos a dois rótulos, o primeiro vos apresento neste post, trata-se de um belo Cabernet Sauvignon bem velhinho, de 2008, e que remete muito bem ao CS produzido em terroir brasileiro, este tinto é extremamente agradável, e pasmem, pela bagatela de R$ 28,00 adquirimos esse belo exemplar, mas infelizmente por se tratar de um vinho bem restrito, só o adquirimos em Gramado ou pela internet.

Descrição:
_Cor: violeta intenso
_Uva: Cabernet Sauvignon
_Olfativo: frutas vermelhas, groselha e framboesa, notas de especiarias doces e uma surpreendente nota de caramelo.
_Gustativo: acidez leve, refrescante e muito vibrante, muito bem equilibrado com o teor alcoólico, taninos redondos, aveludado e muito maduros gracas a idade do vinho, corpo leve para médio, mas com final longo e marcante que remete a notas de mel

Nota: devido a idade deste tinto resolvi deixar 30 minutos no decanter, foi excelente, e o suficiente para acentuar as notas frutadas e o buquê. Muito bem trabalhado esse CS, um achado!

Em suma, agora como garimpando um diamante, fomos mais fundo e continuamos a encontrar belos tesouros entre os vinhos brasileiros, não tenho dúvidas que muitos ainda surgirão, e já fico ansioso para abrir e degustar o próximo de Gramado.

UM "VINHO QUE ENCONTRAMOS NO QUINTAL DE CASA!"

Diego Barbosa