quarta-feira, 29 de abril de 2015

Salton Classic Reserva Especial Tannat 2013

Salton Classic Tannat
Continuando a seleção da Salton Cotidiano, vamos agora para um exemplar interessante, como já muito o defendi aqui como possuindo um estilo brasileiro, vos apresento o Salton Classic Tannat, mais outro belo exemplar de Tannat, que assim como toda a série é de fácil acesso e de preço mais acessível, por volta de R$ 15-17.

Descrição:
_Cor: rubi intenso com reflexo violáceo.
_Uva: Tannat.
_Olfativo: frutas negras como ameixa, frutas vermelhas como morango, notas herbáceas e de pimenta negra.
_Gustativo: equilibrado e frutado, acidez leve e refrescante com taninos muito macios quase não detectáveis de tão leves; corpo leve e final longo e persistente reavivando o teor frutado.

Nota: como já comentei, e recomendei anteriormente o Tannat brasileiro, me animo em dizer que este é mais um rótulo que posso incluir na lista de seleção desses Tannat, divirtam-se.

Em suma, mais um passo na nossa seleção, um bom Tannat quem compõe muito bem esta equipe, o time ainda não está completo, ainda temos grandes craques por vir, aguardem!

Diego Barbosa

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Salton Classic Reserva Especial Merlot 2012

Salton Classic Merlot
Depois de deparar com a linha Salton Classic por algumas vezes na Revista ADEGA e indicados com 87-88 (muito bom) e 89 (ótimo), resolvi dedicar um sessão somente para os vinhos desta linha, tendo em vista a facilidade de encontrar e o preço acessível, além de serem rótulos renomados.
O primeiro escolhido foi o rótulo referente a uva Merlot, tal escolha se deve ao fato que está por muitos sempre foi indicada como bem adaptada ao solo brasileiro, e não menos um de nossos três vinhos escolhidos entre os 100 melhores do mundo pela Wine Spectator, é elaborado a partir da Merlot. como disse acima, é um vinho que encontramos fácil e seu preço gira em torno de R$ 15-18.

Descrição:
_Cor: rubi intenso
_Uva: Merlot
_Olfativo: frutas negras como cassis e vermelha remetendo ao morango, com notas herbáceas e de especiarias doces.
_Gustativo: equilibrado, apesar da potência alcoólica, acidez marcante e taninos muito presentes e fortes, mas curiosamente macios; corpo médio com final longo com notas herbáceas.

Nota: Merlot típico brasileiro como todo seu teor alcoólico e suas notas herbáceas típicas, apesar da simplicidade, se mostra uma boa escolha para um Merlot brasileiro.

Em suma, começamos agora essa série de pequenos tesouros que estão à nossa vista, mas não enxergamos devido a um "preconceito" com os rótulos mais populares, espero que possa causar boa impressão a todos que os degustem.

 UM "VINHO QUE ENCONTRAMOS NO QUINTAL DE CASA!"

Diego Barbosa