terça-feira, 26 de agosto de 2014

Miolo Gamay 2014

Miolo Gamay

Não consigo pensar em melhor rótulo para esse vinho, pois tanto o Abaporu de Tarsila do Amaral quanto este vinho representam raridade, boa arte brasileira e, infelizmente, a incapacidade de muitos de nós não reconhecermos o talento e o que há de bom produzido no Brasil.
Confesso que ao deparar com este vinho o rótulo logo me convenceu a prová-lo, e ainda me aguçou a curiosidade por ser uma uva não muito popular e comum no Brasil. Felizmente tive uma maravilhosa surpresa, trata-se de um vinho muito agradável ao olfato e ao palato, um caça ao tesouro bem sucedida. Podemos encontra-lo nos melhores supermercados e casas de vinhos por um valor um acessivel devido a qualidade do memso, R$ 23-27, uma otima compra.

Descrição:
_Uva: Gamay.
_Coloração: rubi intenso.
_Olfativo: frutas vermelhas, amora, morango e cereja, incrível nota de caramelo, e nota tênue de chocolate.
_Gustativo: corpo médio, taninos muitos presentes e ainda jovens, equilíbrio bem definido com acidez leve e harmônica ao teor alcoólico, final longo e persistente com toques floras, fica uma pedida de um novo gole.

Nota: Tinto ainda jovem, merece mais um tempo de envelhecimento a fim de equilibrar e amadurar os taninos, mas já é perceptível o potencial elevado desse vinho, mesmo sendo baseado numa uva não muito comum no país.

Em suma, bons achados podem ser feitos todos os dias e fico feliz por ter realizado esse, convoco e sugiro a todos a degustação deste, que por sinal será presença garantida em minha adega.

UM "VINHO QUE ENCONTRAMOS NO QUINTAL DE CASA!"


Diego Barbosa